terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O que é Deficiência Auditiva.

Para entender um pouco o que é a deficiência auditiva acho importante que as pessoas entendam o que é. Entendam que acontece por diversos motivos e que em boa parte dos casos pode ser superada. 
A deficiência auditiva é definida pela diminuição da capacidade de percepção normal dos sons.
Parcialmente surdo  é uma nomenclatura pouco usada, mas a que define o individuo cuja audição é deficiente, mas  ainda é funcional com ou sem prótese, e que apresenta dificuldade no entendimento e a percepção da fala e outros sons.  Difere do surdo que é aquele cuja audição não é funcional e há perda total da percepção dos sons.
A cada 10 mil crianças nascidas, vinte têm problemas de audição. Pesquisas comprovam que a deficiência auditiva é a doença mais frequente no período neonatal, superando inclusive as patologias encontradas pelo Teste do Pezinho. Por isso, a importância do Teste da Orelhinha.
No Brasil uma em cada mil crianças nasce profundamente surda, atualmente o teste da orelhinha é obrigatório e gratuito nas maternidades e hospitais do país e pode ser realizado até 48 hs após o nascimento bebê. Este exame é realizado de 5 á 10 minutos enquanto o bebê está dormindo e não oferece qualquer desconforto. Embora alguns pais não reconheçam a importância do exame, a rapidez na detecção de problemas auditivos melhora as chance de a família e acriança iniciarem um tratamento adequado.
Caso o resultado do exame seja negativo e mostre anormalidade na triagem auditiva, o bebê deverá ser encaminhado para uma avaliação mais complexa, chamada avaliação otorrinolaringológica, além dos exames complementares. O especialista deverá identificar a gravidade da perda auditiva e encaminhar para o tratamento, orientar a família sobre o uso de aparelhos de amplificação sonora (AASI) ou implante coclear (IC), alem de terapia com fonoaudiólogo e psicólogo.


Existem 2 tipos principais de problemas auditivos. O primeiro tipo afeta o ouvido externo ou médio e provoca dificuldades auditivas “condutivas” (também denominada de “transmissão”) normalmente tratáveis e curáveis. Outro tipo envolve o ouvido interno ou o nervo auditivo são chamadas de neurossensorial, este tipo de surdez é irreversível.

A deficiência auditiva pode ser congênita ou adquirida. E a forma de superar a perda auditiva acontece pelo uso de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) ou Implante Coclear.
No meu caso sou parcialmente surda. Tenho perda auditiva bilateral neurossensorial, de moderada a severa, supero minha perda com uso de AASI. E acho muito importante que os ouvintes aprendam a cuidar da audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário